domingo, 16 de agosto de 2009

A história de Anna van der Meer – parte III



Segundo nossas estimativas, Anna e Willy casaram-se em São Paulo, no ano de 1920, ela com 22 e ele com 26 anos. Tiveram quatro filhos:

- Wilhelm Augusto Hein, o Willyzinho, em 1921;

- Wilhelmina Johana Hein, a Winnie, em 1923;

- Ricardo Paulo Hein, o Bubie, em 1924 e

- Reinhold Arthur Hein, o Reine, em 1928.


Na foto tirada provavelmente em 1924, na Fazenda Cruz Alta em Indaiatuba, interior de São Paulo, vê-se:
- Anna, com a filha Winnie no colo;
- Pascoal Marchini (um amigo da família que morava na mesma pensão que João Hein, irmão de Willy Hein e posteriormente casou-se com uma prima da tia Irene, futura esposa de João Hein);
- Willy Hein;
- Eduardo Stefen (futuramente será pai de Leonardo Stefen, dentista, que ficou amigo de meu pai)
- o menino Willyzinho.

Um detalhe que merece registro: Anna está visivelmente grávida do 3° filho, que será chamado Ricardo, e que será meu pai.



3 comentários:

Ricardo Hein disse...

Essa foto pertencia a meu pai e desde a sua morte, pertence a mim. A única pessoa que eu reconhecia na foto era meu avô Willy. Sabia que os meninos eram seus filhos mas não sabia qual era quem. Desconfiava que a mulher era minha avó Anna.
Recentemente Leny e eu mostramos essa foto para a Hennynha (de Serra Negra) que, na hora, identificou cada uma das pessoas da foto (os dois homens eram tios dela - Pascoal e Eduardo), bem como o local onde a mesma foi tirada.
Só que a Hennynha identificou o menino em pé como meu tio Willyzinho (pai da Leny) e o menino no colo como meu pai.
Como a vó Anna estava grávida, deduzimos tratar-se do futuro tio Reine e que a foto havia sido tirada em 1927.
Agora, fazendo uma análise mais apurada e levando em conta as datas de nascimento de cada um dos filhos do nosso avô (não sabiamos todas), concluímos que o menino é realmente o tio Willyzinho (então com 3 anos), o nenê no colo é a tia Winnye (com mais ou menos um ano - e reparem no sapatinho de menina, com fivelinha) e quem está na barriga da vó Anna é meu pai. Com isso a foto passa a ser de 1924.

Ricardo Hein disse...

Uma informação recente, passada pela Henninha:
A fazenda Cruz Alta em Indaiatuba pertencia ao vô Guilherme (Guilherme Magnusson, pai da tia Irene e vô da Henninha). Com a grande crise em 1929 (a quebra da Bolsa de Nova York) ele acabou perdendo a fazenda.
Atualmente essa fazenda abriga o campo de provas da General Motors do Brasil, sua proprietária. Ou seja, todos os comerciais da Chevrolet mostrando carros em um campo de provas, está nos mostrando a Fazenda Cruz Alta, que era do vô Magnusson...

observer disse...

Que Meer...
Tenho sabido de tantas fazendas, solares, casas, terrenos etc, que já foram propriedade de algum parente e que, por alguma razão horrorosa 'perdeu' sua posse, que chega a ser revoltante!
Humpf!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário