quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Acervo de Willy Hein - II



Essa marina foi pintada pelo meu avô em 1946.
Um dia, disse ao meu avô o quanto gostava deste quadro e ele me contou que o pintou de memória pois era uma imagem, passados quase 40 anos, ainda muito nítida em sua cabeça: o navio que levaria seus pais, seus irmãos e ele próprio (então com 15 anos) para o Brasil, se afastando do porto de Hamburgo, na Alemanha. Disse ainda que enquanto os irmãos menores "descobriam" o navio, ele ficou na popa, olhando fixamente, até a Alemanha sumir no horizonte.
Reparem: realmente parece aquele rastro deixado pelas embarcações...
Uma observação - esse quadro é muito parecido com um outro, bem maior, que ficava na sala de visitas da rua Pelotas e que meu pai, quando mudou de lá, alegando não ter mais onde pendurá-lo, me presenteou. Trata-se da primeira tentativa do meu avô retratar essa lembrança (acredito que, para ele, muito triste) pois esse era datado de 1943 (mas sem muita certeza). Nessa primeira tentativa, as montanhas estavam mais próximas, o mar mais agitado e o céu mais carregado. Dois quadros da mesma lembrança, um mais amargo e o outro mais doce. Esse, o amargo, foi presente de casamento para os meus pais (12 de maio de 1950, um pouco antes da minha irmã Regina nascer). Lamentavelmente, quando me mudei para a Bahia, deixei-o pendurado na parede da casa da Dona Ivone, mãe da Daisy, minha esposa na época, mas numa pintura geral da casa o quadro simplesmente desapareceu e ninguem soube me dizer o que foi feito dele.

3 comentários:

Renata disse...

Lindíssimo quadro com uma história ainda mais linda. Nunca tinha notado o "rastro" da embarcação.

Anônimo disse...

....essa imagem sempre esteve nas paredes da minha infância, sempre triste, escura, misteriosa....mas assim como a prima Renata nunca imaginei tratar-se de um "rastro" de navio, ou do navio que nos trouxe "todos" para o Brasil.....Naldo

Leny Hein disse...

Vocês estam deixando comentários tao bonitos, que realmente me emocionam e fazem com que me estimule continuar este trabalho.É justamente esta a idéia do que estamos fazendo, sabermos mais nao só dos nossos antepassados mas de nós mesmos através de nossas expressoes. Muito obrigada !!!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário