sábado, 15 de agosto de 2009

A história de Anna van der Meer – parte I


Anna van der Meer nasceu em Vlaardingen na Holanda, em 29 de abril de 1898.
Não temos informações sobre seus pais mas pelo que sabemos Anna era integrante de uma família numerosa e teve (pelo menos) quatro irmãos.
· Pauline, que veio para o Rio, não casou nem teve filhos mas morreu na Holanda. A Leny conviveu muito com a "tia Pauline" que na verdade era tia-avó dela.
· Bethsÿ, que viveu sempre na Holanda. Pelo que sabemos teve pelo menos uma filha, de nome Els, e pelo menos um neto, de nome Balthazar. Em 1970 veio ao Rio buscar a irmã Pauline que já estava velhinha e a levou de volta à Holanda. Pretendia cuidar dela mas "tia Pauline" morreu mais ou menos um ano após chegar à Holanda.
· Jacobina, conhecida por "tia Koba", que veio para São Paulo onde se casou e com isso passou a ter outro sobrenome, provavelmente Ribeiro, pois pelo que sabemos ela era mãe do Ovídio Ribeiro, primo de meu pai.
· Cornelis, irmão de Anna, que viveu sempre na Holanda, se casou e teve seis filhos.
Acreditamos que as primas (de meu pai) Joana e Cornélia, que viviam em São Paulo, na Vila Prudente, fossem filhas desse Cornelis. Mas não temos certeza disso. A Joana não conseguimos encaixar em nenhum lugar, mas a Cornélia (que tinha o sobrenome Riechelmann de seu pai) foi casada com Armando (?), um paraguaio que fabricava e tocava harpa.
A foto que ilustra esse post, uma das mais antigas que temos em nosso acervo, pertencia a meu pai Ricardo Paulo, filho de Anna. Ele sempre que via essa foto nos dizia "Essa era a avó de vocês quando pequena". A Leny tem uma igualzinha, que era do pai dela. Na foto vê-se Anna sentadinha na charrete, meio bicudinha - parece que vem daí o estilo "bicudinho" de alguns nessa família - e seu irmão Cornelis. Analisando a foto podemos observar que as crianças estão muito bem vestidas e arrumadas, um indicativo de boa posição social. Reparem que tanto nossa avó Anna como nosso tio-avô Cornelis usavam botas de responsa.

16 comentários:

Ricardo Hein disse...

Um complemento sobre nosso tio-avô Cornelis, o irmão de Anna van der Meer.
Ele teve seis filhos: Cornelis jr, Marianne, Jowine, Pauline, Nel e Wil.

Marianne teve sete filhos: Jan Cees, Marianne, Rob, Frank, Janneke, Jowine e Martin (não sabemos de sucessores);
Jowine não teve filhos (desconfiamos que Jowine seja a prima Joana);
Pauline teve quatro filhos: Nieneke, Marijke, Pauline e Gerard (não sabemos de sucessores);
Nel teve quatro filhos: Rieneke, Mariette, Annemieke e Pieter (não sabemos de sucessores);
Wil teve um filho: Marco (não sabemos de sucessores);
Cornelis jr teve quatro filhos: Cees*, Paula, Hanny e Margo;

Dos filhos desse Cornelis jr sabemos que:
Cees* van der Meer (se pronuncia quês ou kês) teve 2 filhos: Alexander e Stephani;
Paula teve 2 filhos: Anouk (mãe de Tigo e Terra) e Casper;
Hanny teve 2 filhos: Levien e Adinda;
Margo teve 2 filhos: Mayke (pai de Lieke, Stijn e Lars) e Herster (mãe de Maarten e Jeroen).

Cees* van der Meer é o nosso contato na Holanda. Temos trocado e-mails e telefonemas mas ele pouco sabe sobre os antepassados que foram para o Brasil no começo do século passado.

observer disse...

Nomes bacanérrimos! Adorei!

observer disse...

Agora que somos Premium, esse povo todo vai lá pra árvore?!

Ricardo Hein disse...

Mais um complemento sobre nosso tio-avô Cornelis, irmão de Anna van der Meer.
Hoje conversamos novamente com nosso contato na Holanda, Cees van der Meer, neto de Cornelis, que mora em Rotterdam. Ele descobriu o seguinte:
1 - Jowine, filha de Cornelis e portanto sobrinha de Anna van der Meer, é aquela que nós conhecemos como "prima Joana" que morava na Vila Prudente em São Paulo.
2 - Alem de Cornelis, Anna teve (pelo menos) mais um irmão: Albert van der Meer, que mudou-se para os Estados Unidos. Trata-se do mesmo "tio Albert" que esteve em São Paulo, visitando sua irmã Jacobina (a Koba) e sua sobrinha Jowine (a tal "prima Joana") quando eu era adolescente.
3 - Alem de Pauline, Bethsÿ e Jacobina (Koba), Anna teve (pelo menos) mais uma irmã: Maria van der Meer, que mudou-se para o Brasil mas acabou voltando para a Holanda.
4 - Os "van der Meer" estão acabando. Pelo menos na Holanda pois nada sabemos sobre os que vivem nos Estados Unidos. Segundo Cees, o único que ainda pode perpetuar o nome na Holanda é seu filho Alexander van der Meer.

Anônimo disse...

Pô Alexandre, larga brasa menino...
Não deixe a peteca cair!!!

Leny Hein disse...

De tanto revirar essa história dos van der Meer, acabei lembrando um detalhe importante.
Meu pai Willyzinho comentava que o nome de meu irmão Albert Claus Hein era uma homenagem a tres "Alberts" que ele admirava: o cientista Albert Einstein, o principe Albert (da Holanda) e seu tio-avô Albert... Com certeza o tal tio-avô Albert e esse que descobrimos agora.

Leny Hein disse...

Acabei fazendo confusão...
Albert van der Meer era MEU tio-avô e não tio-avô do meu pai. Do meu pai ele era tio.

Ricardo Hein disse...

Xiiii
Agora, com esse papo do Cees, dizendo que Anna tinha pelo menos dois irmãos, Cornelis e Albert, não sabemos qual deles é o menininho da foto. Como diria a madre superiora, lascou-se!!!

Anônimo disse...

legal sou da familia riechelmann

Anônimo disse...

Boa tarde

Sou da familia Riechelmann e quem sabe posso ajudar , somente para vossa infromação , existe uma arvore da familia riechelmann , quem sabe conseguimos fazer o link com a sua familia e com isso vamos fazer uma super arvore !? vou descibrir novamnete o site e envio , isso eh se vc tiver interesse , ok ?

Leny Hein disse...

Meu querido integrante da famíla Riechelmann!
Gostaria muito que fizesse contato comigo. Sou Helena Anna Hein,
EMAIL: lenyhein@hotmail.com
mais conhecida como Leny Hein pois assim me identifico. Tive já muito trabalho montando nossa árvore e buscando informaçoes. Só agora, depois de um bom tempo aparecem novas fontes de informaçao que sao muito bem vindas.
Como você nao se identificou, nao posso lhe responder, vou procurar a arvore dos Riechelmann, quem sabe descubro algo mais dos meus antepassados...

Anônimo disse...

Olá,
Meu nome é Rosana Paterno, filha de Maria Hein Paterno.
Meu avô paterno era da Áustria. Foi bom saber que existem Hein também na Holanda!

Bárbara Christian Vera disse...

Bom as primas do seu pai: Johanna Van Der Meer (minha tia-avó) não se casou e nem teve filhos, já Jacoba Paulinia Cornéia Vieira (adquiriu o sobrenome do marido, pois antes era Riechelmann, é minha avó) casada e tem 3 filhos, minha mãe Maria Terezinha Vieira, Cristina Vieira e Guilherme,ainda viva c/ 86 anos e vive hj em mogi das cruzes - sp., e tem mais um irmão que no momento não me recordo mais que teve 3 filhos também Guilherme, Clóvis e Sonia Van Der Meer e que moram na Móoca - sp.
Agora essa parte do Armando ele é meu pai e na verdade o meu avô era Higino Vera que fabricava e toca as Harpas Paraguaias, e inclusive ainda temos 2 ..... kkkkk
Fiquei muito feliz de poder compartilhar um pouquinho mais para nossa Historia... estou emocionada....

Abraço

Unknown disse...

olá van der Meer, eu tambem sou da familia, acredito que, meu bisavô, era Nel van der Meer, por que meu avo era Pieter van der Meer, esse meu avô teve dois filhos, Pieter van der Meer, (meu tio) ele não teve filhos e o meu pai, Willem Pieter van der Meer, que teve dois filhos eu Herminia Johana van der Meer( que não tenho filhos) e o meu irmão Pieter van der Meer, que tem dois filhos ( Caroline Soares van der Meer e Wiellen Pieter van der Meer). se alguem da familia van der Meer quiser saber mais detalhes meu email : hjohana63@gmail.com

Groucho Marx QueRoga disse...

Comentários depois de alguns anos kkkkk sobre o que minha filha Bárbara Christian Vera escreveu ( parcialmente correto... ) e também sobre o que meu Primo... Irmão .... Sei lá o que ..... O Ricardo escreveu ...

Vamos lá .....
Jacoba Paulina Cornélia Vieira (ORIGINALMENTE ... VAN DER MEER ) ERA .... FILHA de Wilhein Van Der Meer IRMÃO DE Adriana Sophia Van Der Meer - MINHA Avó Materna e que ACREDITO ser irmã da Pauline , Betsy, Jacoba, Albert , WILHEIN , ANNA e talvez CORNELIS.

Meu avô Anthon Christian Riechelmann casou-se com Adriana Sophia e teve 1 filho Eduardo Riechelmann e 1 filha - minha mãe Cornélia Adriana Riechelmann, que por sua vez somente teve 1 filho. Esta belezura que aqui Escreve : Armando Christian Vera

Meu Tio Eduardo Riechelmann, faleceu jovem, mas teve uma única filha , que posso dizer ser minha única prima "legítima" , por parte de mãe. Irene.

O resto , acredito que já tenha sido esclarecido ..... mas a família existe e PERSISTE ..... afinal de contas ..... Agora somos ..... Brasileiros e não desistimos nunca kkkkk

Groucho Marx QueRoga disse...

Aproveitando ...... Segue uma foto de Sophia Adriana VAN DER MEER , irmã de Anna

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário