quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Acervo de Willy Hein - IV



Ricardo Hein escreveu.

Esta tela chamada "Eldorado" é outra paisagem pintada pelo meu avô Willy Hein. Acredito que foi pintada por volta de 1945, pois ele não datou o quadro. Também ganhei de meu pai.
A tela retrata um braço da represa Billings em Eldorado. A casa que aparece à direita é a casa onde moravam tia Marie, irmã de meu avô, e seu marido, tio Franz. No final do canal, vê-se um vilarejo chamado Eldorado (hoje Eldorado é um bairro de Diadema, o "D" da região do ABC em São Paulo.
[momento cultural: a região do ABC, engloba os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema]
Estive algumas vezes nesse lugar quando era pequeno, tipo 7 anos. Ia a maior galera: meu pai, minha mãe, tio Reine, tia Lute, tia Herta, tia Leda e a molecada toda. A gente descia do ônibus em Eldorado, bem no ponto final, onde existia uma "vendinha" xexelenta. Lá a gente comprava leite, pão, queijo e mortadela. Tia Lute sempre levava um bolo e algumas frutas. Depois a gente andava feito uns camelos por uma estradinha de terra, interminável, até a casa da tia Maria. Lembro que era muito muito longe. Mas era divertido. A gente nadava e brincava na "prainha". Duro era andar tudo de novo para voltar prá casa...
Uma curiosidade sobre a tela "Eldorado": um dia perguntei para o vô se aquele barco que aparece à esquerda não era meio estranho. Ele concordou e explicou: o desenho ficou mais cheio de um lado que do outro. Então depois, em seu atelier, resolveu pintar um barco grande, só para dar uma equilibrada no desenho. Mas o único modelo de barco grande (navio não servia) que encontrou em suas referências, foi esse junco chinês. Pô seu Willy... um junco chinês em Eldorado!!!

Um comentário:

Groucho Marx QueRoga disse...

Ora ...... Por que Junco ??????

Porque O junco verdadeiro constitui uma única família :)

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário